Salão das Ilusões

O Salão das Ilusões é um oásis situado no centro histórico de Fortaleza.  Sediado no primeiro edifício residencial da década de 50, o Dona Bela, um prédio de fachada naval, irmão do Hotel São Pedro que, antes das construções recentes, também avistava o mar.

A proposta ilusionista é dialogar com várias linguagens artísticas, fomentando e apoiando projetos em hibridismos com a pesquisa, a produção e o mercado. Uma matrioska de ideias doidas que se tornam os pilares da sustentabilidade do espaço, partindo dos conceitos de cada marca que compõe a gestão do Salão. Assim como abre as portas para parcerias com outras produtoras, coletivos, instituições e movimentos independentes.

O espaço articula projetos em moda através do Brechó Arara: os acervo de figurinos “Meu Querido Ácaro” e o “Acervo Anônimo” banco de fotografias antigas, o laboratório de criação e modelagem “Ateliê Aberto”. Promove a manutenção da convocatória “Ocupe Salão”, recebendo propostas em artes visuais, música, audiovisual, teatro, dança e etc. Organiza o acervo de publicações, vinis, dvds a partir do projeto “Sebozim”, recebendo e disponibilizando materiais de artistas locais. Sob a produção da Pretérita o espaço cede acervo e espaço para montagem de ateliês temporários, produção de arte e objetos para filmes, ensaios fotográficos e clipes. Participam do corpo econômico criativo o Salão Experimental, Derrubar, Brechó Arara, Pagu – Cozinha Alternativa, Studio Hysteria Tattoo e Pretérita. Com produção de Ingra Rabelo e Themis Memória.

Shows. Experimental. Autoral. Zuada. Programa de auditório. LAMA. Exposições. Saliência. Agosto. Cine Cartola. Oficinas. Desfiles. Feiras de Moda. Feiras Aleatórias. Mútua. Feira Vegana. Bloco de Carnaval. Adocyca. Acervos de Figurino. Acervo Anônimo. Sebo Fatal. Galeriazinha. Filmes. Clipes. Editorial. Montação. Corpo Estranho. Baile Extravaganza. Larica. Coxinha de Caju. Pão. Japonês. Arroz de Camarão. Chá Dançante. Jardim. Café. Tatuagens. Desenho. Leilão. Escambau. Rua. Pintura. Cabelo Colorido. Corte. Cabelo. Rede. Roupa. Meu querido Ácaro. Ateliê Aberto. Ensaio Aberto. Karaokê. Performance. Banheiro Rosa. Dança. Orientais. Butô. Chuva de Chilito. Argila. Jorrada de Leite. Festas. Casamentos. Separação. Vizinhos. Telão. Ocupações. Aniversários. Yoga. Tarô. Mesa Branca. Mesa Preta. Desocupações. Debates. Confusão. Gritaria. Rezadeira.

Contato:

salaodasilusoes@gmail.com

@salaodasilusoes